quinta-feira, 30 de junho de 2011

Antepasto

Escrevo para meu próprio consumo, assim como faço o jantar.
Volto aos assuntos que mais gosto e também às receitas preferidas.
Atualmente, estou em um dilema entre o saudável e o saboroso.
Aquele saudoso prato, revisitado pode tornar-se um desperdício.
E a escrita? Fugaz é a memória que a ninguém perdoa. O que era mesmo o que queria dizer? Enquanto não lembro vou cozinhar um pouco.
Comprei berinjelas e pimentões, juntei tomates pelados, cebolas e alhos, misturei tudo com um pouquinho de azeite e coloquei no forno para assar devagarinho.
Pensava em fazer um antepasto delicioso e de baixa caloria. Com pouco azeite e pouco sal, alguma pimenta que acrescentei depois, ainda faltava um toque... Das outras vezes colocara muito  azeite, uvas passas, castanhas e um pouquinho só de vinagre de vinho. E comíamos com pão, bastante pão.
Uma receita tão boa... que eu destruí ao colocar quase meio litro de vinagre em substituição ao saboroso e calórico azeite.
Não dava para comer de tão ácido. Ardia os olhos e depois de algumas horas um vulcão lançava suas labaredas de dentro do meu estômago.
Lavei os legumes, aferventei, acrescentei berinjelas e tomates, um pouco mais de sal...
Lembrei-me que para diminuir a acidez do molho de tomate colocamos açúcar. Experimentei colocar uma modesta colher de chá. Olhava para a travessa, provava aqui e ali, o que estava faltando?
Foi aí que  desisti de lutar contra as evidências. Peguei um bom azeite derricei fartamente sobre a receita. Só o brilho do azeite acendeu minhas expectativas! Que cheiro bom!
Foi então que deixei a dieta para amanhã, comprei um saboroso pão italiano e é claro um bom vinho português.
Vamos jantar soberbamente!

Um comentário:

Renata disse...

Ai, que delicia! Fiquei com agua na boca! Minha dieta vai ter que esperar quando eu chegar ai...