quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Enduro

"- Mamãe, mamãe, olha o cavalinho, mamãe!"
Desde muito nova, sua paixão sempre foram os cavalos. Gostava de vê-los passar, ainda que fosse puxando carroças nas ruas de paralelepípedos ou vistos de longe, soltos no pasto.
Olhinhos brilhantes, rosto afogueado, um carrossel dentro do peito, lá ia ela montar os cavalitos de madeira do parque ou os pangarés mansinhos dos hotéis-fazenda.
Ninguém da família tivera ainda este interesse por equinos;  ela perguntava tudo, desenhava e coloria e espetava os limões com palitos em sua fazendinha FAZDECONTA.
Um dia, empolgada, foi aprender a montar de verdade. Ainda adolescente, as aulas de equitação eram seu foco. Aprendia, aprendia, ela jamais teve medo.
Conheceu muitas pessoas apaixonadas assim e era plena quando teve seu próprio cavalo e treinava para competir.
Mas o resto da vida pediu urgência e exclusividade; vendeu e deixou de lado o prazer de cavalgar e ser parte do conjunto.
Foi nesta época que a conheci e a vi chorar de saudade e desejo de montar. 
Aprendi a andar a cavalo com uns 11 anos mas sempre fui medrosa e o bicho nunca fazia o que eu queria, então o deixava ir, seguir os companheiros na picada. Jamais consegui um bom galope, eles, displicentes  e sem rédeas firmes, somente trotavam sacudido.
Quando aprendi a andar de motocicleta o professor dizia: -"Moto não é cavalo, não tem vida própria, ela só responde ao seu toque. Confesso que às vezes, a moto encabritava sobre a calçada e eu juro que era viva!
Faz uns anos convidei minha amiga para pedalar na praia. -" Ih, não sei andar de bicicleta." 
Ela passou direto do cavalinho de cabo de vassoura - quem não teve um?- para os 500 kg de alazão.
Recentemente, deu a volta por cima, saltou mais alguns obstáculos. Recomeçou a treinar, se embrenhou pelas trilhas dos cavalos e comprou todinha para si uma potranca linda. Que belo conjunto!
Desta vez foi de alegria e emoção que a vi chorar.
E eu que acredito na determinação e auto-confiança dessa moça, também chorei um pouquinho.

Nenhum comentário: