segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cabernet e Brie

Depois de uma semana com boas companhias, voltei ao meu estado natural de solidão planejada. Gosto de ficar sozinha. Mas assim, imediatamente depois de ter hóspedes, tudo fica um tanto silencioso aqui em casa.
Mas, fiz meu esquema habitual das segundas feiras. Tomei café, fui correr, academia, passeio com o Haus e por fim, pedalei na ciclovia do Recreio. Desta vez fui um pouco mais longe, por um caminho que desconhecia e que para uma primeira vez, pareceu-me meio ermo. Depois que pensei nisso e já voltando por onde tinha ido, aquela música que a Elis Regina cantava tão lindamente. " ... a barra do amor é que ele é meio ermo, a barra da morte é que ela não tem meio termo; " grudou em meu pensamento e ainda está bem aderida. Como é muito linda apesar de triste, deixei que povoasse o dia.
Almocei um "matinho" trivial, temperado com alho e cebola torrados, aceto balsâmico e sal.
Depois fui ao salão para "hidratar o cabelo" o que para mim significa uma boa massagem na cabeça.
Voltei para casa relaxadinha e a solidão continuava aqui na sala e perguntou-me se eu queria um café.
- "Café? Pode. Sem açúcar e sem adoçante, por favor."
Fiquei rindo e lembrando que a Marthinha pintou meu cabelo e brincou comigo perguntando se eu queria café. Conheço esta garota desde os 15 anos, é uma das poucas pessoas que grudaram feito chiclete em minha vida mas tem sempre sabor, chiclete suculento. Quando vai perdendo o gosto, tudo se renova e lá estamos nós de novo em pleno momento tutti-fruti.
Quando eu a conheci, era uma adolescente cabeluda e mal humorada e por alguma confusão que nem sei explicar, tinha por certo que ela não podia falar porque tinha um problema no pálato.
Assim, imaginei que era por isso que era tão fechada, tão calada. Quando a vi dar uma sonora gargalhada é que percebi meu engano, era apenas seu jeito de ser.
Como acontece sempre, a vida vai moldando a gente na marra. Atualmente estamos bem mais serenadas mas continuamos a bater o pé quando discordamos e o tempo fecha se a "panela" esquenta.
Torço para que seja sempre assim. Amizade bem temperada com Cabernet e Brie.

Nenhum comentário: