sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sugestão

Quando fui correr hoje pela manhã, passei em frente ao Colégio Carolina Patricio que fica aqui dentro do condominio. Pela grade do portão pude ver um casalzinho de pitocos de uns três anos. A menina segurava  e acariciava a mão do garotinho com suas duas mãos de encontro ao peito. Os olhos dele estavam vermelhos. Acho que conheço esta menininha! Estaquei, voltei uns passos, cheguei bem perto ao portão e perguntei: Helena? Ela fez que sim e eu de novo: voce é a menininha que veio lá de longe? Ela fez assim com a cabeça e falou: Ele quer a mãe dele! Explica que ela vem buscá-lo mais tarde. E insisti: Eu sou amiga do... do... acostumada a chamar pelo apelido e emocionada, o nome não me vinha às falas. Pensei em dizer do seu novo irmão mais velho, mas me pareceu confuso. Ah, lembrei: eu sou amiga do Lucas! E ela, virando a cabecinha de lado perguntou: Onde ele tá? Daí não tive mais dúvidas - era ela! Voltou a insistir que o Guilherme queria a mãe dele.  Diga a ele que a mãe vem mais tarde; ela balançou a cabeça, olhos tão brilhantes quando as perolazinhas nas orelhas e um sorriso desarmante. Nunca tinha visto as crianças tão próximas ao portão de saída, estavam um tanto desgarradas do grupo que eu podia ver de longe. Voltei para minha corrida e nem sentia mais o chão.
Chuviscava quando passei por lá na volta seguinte. Todo mundo recolhido, cheiro de grama e chuva.  Continuei correndo, esperava o sol sair. Não teve jeito, a chuva apertou e eu desisti.
Em casa pensei no assunto com calma. É provável que não seja a mesma criança. Todas as assertivas foram forjadas e como uma cartomante interior induzi as respostas que queria, ou precisava.
De qualquer forma foi uma manhã emocionante Faz um tempo que não me sentia assim, a três palmos do chão.

2 comentários:

Nieder disse...

Patrícia,
Não sei se já te disse isso, mas adoro seus textos. Eles são de uma sensibilidade incrível. Parabéns e continue escrevendo, sou leitor assíduo!

Renata disse...

Querida Tita,

Coisa linda! Tive que reler este texto varias vezes. Agora estou voando com voce.

Beijos