quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Percussão

Os instrumentos de percussão destinam-se principalmente ao ritmo. Alguns obedecem à escala melódica  como o xilofone  mas sem uma bateria "afinada" as escolas de samba atravessariam a música muito mais vezes. Gosto particularmente dos tambores com seus sons  profundos e retumbantes. O bumbo, que é tocado com as  mãos sobre a pele esticada, é pura mágica; o som sai do coração do tocador para o instrumento e aí  se espalha.
Acho a bateria um ser vivo, quase. Parece que nos olha de lá, espera que venham até ela, mantém-se distante até que quem   possa entender suas manhas  e caprichos   e  que   tenha o dom  sagrado do ritmo sincronizado  apareça para  domá-la. Porque pedais, pratos e tambores, baquetas, tarolas e   o chimbau  exigem  tanta coordenação que só de ver e ouvir  fico triste. Eu penso - quero tocar o prato e o bumbo -  mas  minhas pernas e braços quedam  numa paralisia trêmula.
Bem, há inúmeros instrumentos de percussão disponíveis. Porque fui cismar logo com o mais complicado?  Se posso usar uma caixinha de fósforo, ou  mesmo um sofisticado ganzá de pratinelas para me integrar à música, devia ser mais modesta. Ora, baterias...
Quem sabe em uma outra encarnação.

Um comentário:

Renata disse...

Oi Tita,

O ganza eh mesmo sofisticado e lindo! Muito obrigada. Estou adorando.

Se voce tiver outro ganza a gente pode fazer um som lindo - mesmo que nao seja uma bateria inteira.

Beijos