sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um jeito de ser!

Uma de minhas bisavós, a Vó Marcela, era muito rústica e semi analfabeta, mas aprendeu com o marido, um português muito bem informado, inúmeros provérbios que ela decorava e usava com sabedoria. Segundo minha mãe ela era muito exigente e ao mesmo tempo doce a ponto de na noite anterior ao seu casamento ajeitar as colchas para que a neta não se resfriasse. Mamãe conta esta história com muita emoção.
Mas o que eu queria falar mesmo é sobre a forma de cada um levar sua vida.
Eu, por exemplo, sempre fui de poucos amigos e passo parte do meu dia lembrando fatos que aconteceram ou não, quando era mais nova. E o meu dia passa por mim intrigado por eu estar perdendo tempo com o que já passou em vez de aproveitá-lo hoje.
Mamãe, na terceira idade, não faz por menos: Onde quer que a chamem lá vai ela toda feliz, pronta em cinco minutos para a próxima jornada. Dentro de poucos dias estará conhecendo a Escócia. E eu só de pensar na viagem, morro de preguiça. Quero ver as fotos e ouvir as histórias, mas prefiro ficar bem tranquila aqui no meu paraíso. 
Como a Vó Marcela costumava dizer:  
- O que é de gosto, é  regalo da vida.

Nenhum comentário: