quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fritadeira elétrica

Quando mudamos para o Rio, visitamos um casal amigo para um churrasco e lá encantei-me com um descascador de legumes - uma invenção dos deuses - e uma fritadeira elétrica.
Naquela época ainda comia algumas frituras e como pretendíamos fazer muitas festas, achei que a dupla poderia ser útil aqui em casa.
Numa só leva comprei um descascador de legumes, uma fritadeira elétrica e de quebra uma panela de cozinhar no vapor. Um contra senso concordo. Se a panela de vapor tem por princípio minimizar o uso de óleos ou manteiga, a fritadeira somente frita. Mesmo assim gostei de abrir minhas novas aquisições, ler as instruções; e fiquei pronta para o próximo churrasco. Imaginava fazer um arroz bem soltinho na panela de vapor, assar umas picanhas na churrasqueira e - o acompanhamento  perfeito para todo churrasco - fazer batatas fritas.
Bem, isso nunca aconteceu. Os churrascos seguintes foram preparados por firmas especializadas nisso- aqui no Rio tem aos montes.
Se era para receber dois casais, ou a família, acabávamos no pé da churrasqueira, comíamos as carnes, o pão de alho, a linguiça, uma ou outra saladinha de folhas... e depois a sobremesa.
As belas panelas foram ficando no ostracismo, quietinhas e embaladas no armário  de esquecer da cozinha. Na hora das grandes faxinas, retirava de lá meus tesouros, e reconsiderava, mas eles voltavam para as caixas e seguiam limpinhos.
Quando nos mudamos de casa, novamente pensei em usá-las. Acho que o fator paralisante era justamente esta ambiguidade:  panela de vapor - panela de fritar.
Cheguei a preparar a fritadeira para umas batatas mas deu até dó. Estava tão, tão limpinha e eu ia sujar tudo de óleo? A panela é grande e eu teria que usar uns dois litros, acho. E depois? Não teria o que fazer com toda aquela gordura, iria jogar no lixo?  E o apelo ecológico? Transformar em sabão?  
A panela voltou para a prateleira, imaculada.
Faz pouco tempo, na tentativa de tornar nossa comida o mais saudável possível, experimentei finalmente a panela de vapor. Estou adorando. Está frio agora e aquele vaporzinho além de tudo esquenta a cozinha. Faço arroz de diversas estirpes - estou aprendendo a apreciar os integrais - cozinho ao mesmo tempo muitos legumes sem uma gota de óleo, o peixe fica muito macio e saboroso, o frango também. Tá certo que lhes falta o blush da refogada no azeite, mas a gente acaba aprendendo a usar umas ervas diferentes que perfumam e dão uma cor.
Meu problema agora é a fritadeira, ainda não arranjei uma utilidade para ela. Procurei na internet - será que posso usar água ao invés de óleo e transformá-la numa formidável e simples panela elétrica? Parece que não.
Assim, vai aqui a dica. Quem estiver pensando em adquirir uma fritadeira elétrica apesar de tudo, saiba que tenho uma aqui, coitada, ainda virgem e desejando ser útil pelo menos uma vez na vida.

Um comentário:

Juliana disse...

Tia! Tb tenho uma panela a vapor e adoro meu arroz feito nela! Não gruda nem nada, derrepente o arroz tá lá, prontinho :)