terça-feira, 10 de maio de 2011

Cio da Terra

Faço parte de uma família musical e barulhenta. Todos tiveram sua vez de aprender violão e flauta, no mínimo. Lembro-me de que pelejávamos para tocar Greensleeves na flautinha doce e lá pelas tantas um som agudo deflagrava o insucesso! Pííííiííííííí´. O artista da vez tinha se cansado; e a flautinha ficava lá jogada até alguém sem nada mais interessante para fazer resolver tentar outra vez.
Porque na época, o ócio era entediante e o máximo da interação "virtual" possível era o telefone, em geral preso à parede pelo fio enroladinho. Sem privacidade e quase sem opções para passar o tempo.
Bom, minhas irmãs cantavam e tocavam e eu às vezes também cantava na gaiatice, para sentir o doce sabor do sucesso.
A Renata conhecia a cidade inteira e vice-versa. Cantava em festivais e missas; ou em qualquer lugar que a chamassem, ela adorava. Junto com alguns amigos afinados montou uma trupe que se chamava Grupo. Acho que a formação básica era a Renata, Fernanda, Lisete, Ricardo, Sérgio, Marcelo, Eliana  e Maria Inês,  mas sempre havia alguém a mais agregado; eu inclusive algumas vezes participei.  Os ensaios eram frequentes; tocavam e cantavam de tudo,  era lindo e dá uma saudade... 
Não sei quando começaram a cantar em casamentos mas lembro-me com encanto de sentir a melodia  espalhar-se  pela catedral. À medida em que escrevo recordo-me das músicas que tocavam, nossa!!! Aquela experiência não era para qualquer adolescente. Eu tive muita sorte!
Quando me casei, o Grupo foi tocar para nós. Eles sabiam bem como harmonizar a liturgia com as canções.
No meio da cerimônia pude ouvir a música perfeita para o momento e para nós dois - Cio da Terra.
Tive a impressão definitiva de que a terra precisa mesmo ser afagada para dar seus frutos e é preciso muito trabalho.
Nada como dividir, compartilhar e realizar essa tarefa por mais de trinta anos com o "querido" certo.
Naquele momento, extremamente emocionada percebi que seria para sempre.

3 comentários:

Renata disse...

Querida Titinha,

Seu texto me deixou muito emocionada. As lembrancas daqueles anos tao bons com tanta musica na nossa casa e com o Grupo me trouxeram uma alegria calma, saudade misturada com a memoria do prazer que sentiamos.

Mesmo tao mais nova do que nos quatro, as primeiras "meninas" da familia, voce tambem participou muito dos nossos cantos. E a flautinha e Greensleeves!

Ouvir diretamente de voce o que a nossa musica te fazia sentir me fez um bem enorme, agora que estou sentindo muita saudade de todos.
Foi mesmo uma epoca especial.

Que bom que Cio da Terra tenha sido uma escolha boa para a sua hora tao importante com o Miguel.

Beijos
Renata

Unknown disse...

Patricia q delicia a forma como vc escreve.
Fiquei super emocionada de "rever esse filme" que voce "passou" aqui com suas palavras... Aquele movimento na sua casa, os ensaios, que para nós eram só mais um jeito de ficar mais tempo juntos cantando... a Luciana dividindo as vozes... tempo mágico que voce resgatou aqui.
Gostei de vc usar o "querido certo", termo que reduz um livro de explicações sobre o amor em duas simples palavras. E concordo que é mesmo verdade que para se ter o "querido certo" realmente o amor tem que ser semeador.
Parabéns, adorei!...
Bjo
Lisete

Unknown disse...

Obrigada pelo carinho, Lisete. Venha sempre!