sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cozido e assado

Qual a diferença entre cozinhar e assar?
Comi uma cocada assada com sorvete outro dia, delícia de sobremesa.
Também comi uma cocada mole, suculenta até - é, estava na Bahia- que deve ter sido cozida.
Parece-me que o cozimento depende de se colocar o alimento na água para ferverem juntos e apurar o sabor.
Assar, por outro lado, é um processo que não sei explicar. Entendo mas não explico.
Resolvi fazer um bolo bem fofo, receita da Luciana, uma delícia.
Caprichei nas medidas, nas temperaturas, no cuidado com ventos e barulhos que pudessem assustar a massa. Mas o forno não estava bem e o bolo cozinhou. Ficou feito um pudim, daqueles feitos em banho-maria, que é uma outra forma de cozinhar. Não tinha nada de fofo. Ficou elástico, com gosto de milho e coco, mas não tinha nada isso na receita.
Improvisei uma sobremesa, recheando quadradinhos do bolo cozido com doce de leite e embrulhei.
Vamos ver se embrulho nessa os meus hóspedes...
Mas quis fazer outro bolo, desta vez assado. Caprichei de novo, usei outro forno, marquei o tempo com o despertador da cozinha e vim aqui, escrever. O cheiro está muito bom.
Daqui a pouco o despertador vai tocar e eu vou ver se saiu certo. Ou será que espero o bolo esfriar. Será que abro a porta do forno bem devagarinho para ver se cresceu. Ou acendo a luzinha do forno para ver a cara do bolo. Será que espeto um palito para ver se cozinhou? Não, cozinhou não, assou!
E ainda dizem, para as coisas muito fáceis, que são como receita de bolo. Eu, hein?
Puxa, não tenho mais nada a dizer.
Vou lá conferir.

Nenhum comentário: