sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Promessa

Eu prometi. Era só isso o que eu tinha a dizer sempre que perguntavam de olhos arregalados : Como você pôde??? Eu não deixaria de jeito nenhum! Sua única filha! Por que vocês a querem tão longe ? Você não tem medo, não? Coitada! E o Miguel, não falou nada? E se acontecer alguma coisa com ela, como vai ser?
Foi muito difícil. Meu coração arrebentava e eu estava morta de medo.
Já tive meus dias de virar ninguém em São Paulo, entrar na dança, ser uma a mais na multidão. Tinha mais ou menos a idade dela, mas estava casada, tinha alguém com quem dividir os sustos e as filas de pré-estreia nos cinemas. Era um porto seguro e é ainda.
-"Mas ela vai morar com quem? Sozinha? Mas que absurdo" diziam, fazendo não com a cabeça.
É que aprendi em casa, desde novinha a cumprir promessas. Sempre foi assim e é desta forma que se adquire confiança e segurança. Prometeu, cumpra!
Quando mudamos para o Rio, ela com 9 anos, completamente sem amigos, nova, a estrangeira no colégio, com um sotaque particular, foi complicado para ela.
Deixou amizades sólidas em São Paulo; algumas duram até hoje!
Via sua tristeza, sentia com ela as dificuldades de ser ingrediente novo em uma massa de bolo: bata bem as claras em neve e junte devagar, delicadamente, até que a mistura fique homogênea.
Disse: - "filha, por enquanto você precisa viver onde vivemos, não há outra forma. Estude, aprenda, desenvolva suas habilidades naturais. Quando chegar a hora, se ainda quiser ir para São Paulo fazer faculdade, você vai.
E foi isso que ela fez. Ela cumpriu e eu tinha prometido.
Ela é a mesma que não desgrudava da minha perna, que estranhava todo mundo e só queria o meu colo, e que chorava de ficar roxinha, perdia o fôlego. Ela se fortaleceu, ora, desenvolveu-se.
Não, eu não a empurrei para longe de mim.
Eu a empurrei para perto de si mesma.

5 comentários:

Gabi Maltos disse...

Lindo texto!!!!!!!!

Especialmente as últimas frases...
Sinto isso também :D

Beijos !!!!
Gabi

natalia disse...

Muito fofinho.
Mas, pode ficar tranquila, que a gente cuida dela também!
Fique sabendo que helena é uma das preferidas da minha mãe. Ela sempre me diz... Gosto tanto da nena...cade ela? Traga -a mais vezes aqui!

beijos

Nat Sayão

Unknown disse...

Obrigada pela força, meninas. Sei que fazem parte da mesma farinha de bolo!! ;)

Dea Nery disse...

ai que lindo! sei o quanto é impossível não se preocupar quando uma pessoa que amamos tanto vai pra longe da gente. Mas, como vc sabe, o jeitinho da Nena conquistou muitos amigos aqui em SP. Estaremos ao lado dela pra sempre, não por obrigação, mas porque queremos muito compartilhar a doçura e alegria dessa menina! bjo

Bere disse...

Não sabia do apelido Nena. De onde surgiu? Este é um apelido nascido fora da familia Mendonça mas tão bom qto os outros.