domingo, 4 de outubro de 2009

Semelhanças

Comecei a faculdade de medicina em Uberaba em 1977, antes de casar e mudar para São Paulo. Fiz várias amizades nesses dois primeiros anos em que as matérias e os ambientes da faculdade são tensos - Anatomia, microcópio, provas práticas, gincanas.
Atualmente é ocasional que eu ouça falar de algum colega daquela época.
A Helena se forma este ano na ESPM em São Paulo. Desde o primeiro ano, tem uma amiga muito querida, que nasceu em Uberaba, como eu. Como se não bastasse a coincidencia, o pai dela foi meu colega naqueles dois anos de medicina.
Não sei onde ela aprendeu a lutar... no meu tempo a única academia de artes marciais de Uberaba era o Gaona, onde meus irmãos treinaram judô.
Gabi é muito sensível, mas sabe que tem "a força" e assim navega ao sabor das ondas, entre investidas intimidantes e recolhimento cauteloso.
Há uns meses foi de metrô até a rodoviária de São Paulo comprar passagem. Distraiu-se na viagem e no susto acabou descendo uma estação antes do terminal rodoviário.
Decidiu ir a pé. Isso parece tanto comigo que até dá aflição. Errar a estação e ir a pé? Mas essa sou eu!!
Ela é uma menina, parece recém saída da adolescência, puxa, ninguém vai acreditar.
Mas, olha, desta vez não estou inventando. Ela é de verdade e é maluquinha. Foi assaltada enquanto caminhava e reagiu, - "larga minha mochila, você não vai me roubar!" e o ladrãozinho, que tinha um canivete, levou uns bons sopapos e ela se feriu nas mãos.
Não sei quanto tempo depois ela tocou a campainha do apartamento de Helena. Machucada, magoada e assustada, depois de um tempo de conversa, concordou que talvez não devesse ter reagido.
Helena cuidou daquela figurinha fragilizada e depois me contou.
Eu fiquei ouvindo e cada cena era tão familiar... Nunca aprendi a lutar mas tenho um pequeno samurai aqui dentro e sempre acho que posso tudo. Também desmonto às vezes e em outras, adoeço.
E agora fico aqui pensando, porque será que entre tantos colegas de faculdade, a Helena foi encontrar na Gabriela uma de suas melhores amigas?

Um comentário:

Gabi disse...

"Ela é de verdade e é maluquinha."
heheheh
Sim, sou eu :D

E olha ... foi uma tremenda coincidência encontrar uma das minhas melhores amigas naquela sala de teatro, no 1o semestre de faculdade!
Uma das coisas que me faz feliz em ter escolhido São Paulo, ESPM ... e por fim o teatro.

Ainad bem q tenho uma pessoa chamada Helena (pra mim eh Nena) na minha vidinha !!!!!